Dicas perfeitas sobre beleza ♥

sábado, 30 de janeiro de 2010

Dicas que faciltiam o crescimento do cabelo

Se o seu cabelo está dificil para crescer ou não está crescendo isso não é normal oque será que pode está acontecendo com ele ?  confira algumas dicas que vai te ajudar nessa luta .

O cabelão batendo na cintura nunca sai de moda, por mais que os curtinhos fiquem um arraso. E tem mais: a maioria dos homens também curte uma cabeleira. Mas nem todo mundo consegue ter cabelos longos. Segundo Geová Gouveia, diretor do Phortal do Cabelo (SP) inúmeros fatores podem contribuir para que a média normal de crescimento dos fios, um centímetro por mês, estacione.

"O problema está ligado normalmente a três fatores: descontrole da glândula sebácea, alterações metabólicas e problemas de circulação sangüínea", explica o especialista. A terapeuta capilar Sheilla Bellotti, do Centro Capilar Sheilla Bellotti (RJ) vai mais além: "O cabelo cresce a partir do bulbo capilar, chamado de couro cabeludo. Qualquer agente externo que prejudique sua saúde também impede o crescimento".

1 - Visite já um especialista
Um centímetro ao mês pode parecer muito pouco para suas madeixas, mas não é! Bastam elas pararem de crescer que você logo identifica. Caso isto aconteça, é imprescindível que procure ajuda de um terapeuta capilar ou um tricologista, especialistas em fios. "Fazemos uma análise do couro cabeludo; verificamos hábitos cotidianos, além da genética, hereditariedade e histórico de saúde", explica o especialista do Phortal do Cabelo. Muitas vezes a questão transcende o terapeuta. "O cabelo pode não crescer por distúrbios hormonais. Neste caso, fazemos o tratamento em conjunto com um médico", explica.

Uma vez detectado o problema, os experts em estudo dos fios dispõem de várias substâncias para agilizar o crescimento. Boa parte delas é composta de estimulantes da circulação local, através de produtos vasodilatadores, massagens e equipamento de estimulação, como as máquinas a laser ou o infravermelho. "Estes recursos são utilizados depois que foi tratado algum possível problema de saúde", avisa. Mas corra: quanto antes for detectado o problema, mais fácil será para curá-lo.

2 - Ative sua circulação sangüínea
A má circulação sangüínea é o principal fator que impede o crescimento dos fios. Por isso, trate de dar sangue à sua cabeça! A medula capilar é como se fosse uma espécie de estradinha que leva todas as vitaminas, aminoácidos e minerais - responsáveis pelo crescimento - para o córtex (fio capilar). Ativando a circulação sangüínea e, conseqüentemente, o couro cabeludo, você garantirá que o fio receba todos os nutrientes necessários.BR>
Uma ótima dica para ativar diariamente a circulação sangüínea é massagear o couro cabeludo na hora da lavagem durante alguns minutos. Outra boa opção é virar a cabeça para baixo e passar a escova ou os dedos. Esta posição faz com que o sangue flua com mais facilidade. E não esqueça de beber muita água e da atividade física. O exercício físico faz com que o coração bombeie sangue mais rápido. Resultado: os aminoácidos, vitaminas e nutrientes chegam mais facilmente ao cabelo. Mas fique atenta, pois se você tiver obstrução de alguma veia, ela deverá ser tratada, ou nenhuma destas dicas valerá.

3 -  Diminua  seus vícios
Se você tem um couro cabeludo sadio, nada interferirá no crescimento do seu cabelo. Além de tomar muito cuidado com o seu organismo, é imprescindível abolir alguns hábitos que podem comprometer a saúde dos seus fios.

- Pare de fumar - a nicotina é uma poderosa vasoconstritora, reduzindo a circulação dos vasos capilares do couro cabeludo, que carregam nutrientes ao fio.

- Não tome banho com água quente - a água pelando estimula a produção das glândulas sebáceas.

- Evite dormir com os cabelos molhados - isso abafa o couro cabeludo, aumentando a oleosidade.

- Retire os excessos de produtos - o ideal é passar o xampu, retirar bem e, depois, aplicar o condicionador apenas no comprimento. Os finalizadores que ficam no cabelo devem passar longe da raiz.

4 - Vitamine-se por dentro e por fora
Sabe aquela velha história de que quem tem uma alimentação saudável tem cabelos mais bonitos? Ela é a pura verdade! E tem mais: uma dieta rica também ajuda no crescimento. Quanto mais vitaminas - por dentro e por fora - melhor. "O organismo absorve muitos nutrientes para os órgãos funcionarem. Como os cabelos são regiões mais periféricas e menos importantes, o que sobra vai para o cabelo", explica Geová Gouveia.

Cuide da sua saúde e capriche na alimentação, sempre rica em vitaminas. Você também deve utilizar produtos tópicos - por exemplo, os à base de Jaborandi, Ginkgo Biloba, Cafeína e Uréia, que são estimulantes sangüíneos. Cremes com alecrim ajudam a controlar a oleosidade e o princípio ativo Capscum (geralmente encontrado na pimenta) é um ativo vasodilatador que melhora a circulação sangüínea. "Não adianta lavar a cabeça com café ou tomá-lo para atingir o mesmo objetivo. A cafeína que vem do café solúvel não é uma substância otimizada para o cabelo", alerta Sheilla Bellotti.

5 - Deixe seu couro cabeludo respirar
A oleosidade do couro cabeludo é um veneno - cria fungos que acabam com as madeixas e impede o fio de crescer. O excesso de oleosidade age como se fosse uma camada protetora, impedindo os aminoácidos de chegarem à raiz do cabelo. "Abafando o couro cabeludo, você também favorece o surgimento de um fungo, chamado de pityrosporum ovale que descamará o tecido do couro cabeludo, impedindo que o fio capilar saia. Ocorre uma espécie de entupimento dos poros", explica a terapeuta capilar Sheilla Bellotti. Então, fique longe de tudo que aqueça seu couro cabeludo ou abafe-o.

Confira mais algumas dicas :

Você corta o seu cabelo de três em três meses e só durante a lua cheia na esperança de que ele cresça mais?
Consegue dizer com facilidade mais três receitas para ter uma verdadeira juba?
A triste notícia é que na hora de estimular o crescimento das madeixas essas práticas não funcionam e algumas delas podem até prejudicar os fios.


“É muito curioso listar essas simpatias que passam de mãe para filha, mas sinto dizer que elas não são nada eficazes”, declarou o Dr. Márcio Rutowitsch, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
“No máximo algumas dessas práticas podem embelezar os fios, mas não estimulam o crescimento”, concorda o cabeleireiro João Toccaletto, do Jacques Janine Augusta I.

O cabelo, esse desconhecido
Não fique desesperada com a quantidade de fios no pente ou no ralo do banheiro. “É normal as pessoas perderem diariamente de 100 a 150 fios de cabelo”, contou o Dr. Márcio. O crescimento dos fios passa por três fases. A primeira delas é a anágena, que dura de dois a seis anos na mulher. De 80 a 95% dos seus cabelos estão nessa fase. A segunda fase, a catágena, é de repouso e equivale a 1% dos fios. A terceira e última fase se chama telógena e é quando o fio cai, empurrado pelo que está nascendo. Ela dura de dois a três meses e corresponde de 10 a 15% de suas madeixas.
“Isso acontece todos os dias, então não precisa achar estranho a queda de fios porque outros já estão nascendo no lugar deles. Só se ela for muito acentuada é que você deve procurar um dermatologista”, explicou o médico.
Na consulta com o dermatologista, ele vai tentar descobrir que está acontecendo antes de receitar um tratamento. “Muitos são os fatores que fazem os cabelos caírem. Pode ser que você tenha tendência a se tornar calva, esteja com falta de nutrientes, baixas reservas de ferro ou até mesmo problemas na tireóide. Só mesmo depois de alguns testes é que o médico pode dar uma solução para seu problema”, contou o dermatologista.

Mas o que eu posso fazer para o cabelo crescer?

Se você quer cabelos maiores, o mais importante é cuidar de sua alimentação. “Tem que comer bem, misturar verduras, proteínas e frutas”, aconselhou o dermatologista. E nada de fazer regime sem orientação médica! “Muitos dos casos que atendo são de meninas que fazem dieta por conta própria, ficam desnutridas e o cabelo começa a cair”, disse.
A sua herança genética também interfere no crescimento dos fios e a média varia de pessoa para pessoa. “Em algumas meninas o cabelo cresce mais que 1,5 centímetros. Em outras, ele pode crescer menos que um centímetro”, contou Márcio.
Uma boa dica é deixar o couro cabeludo limpo para não sufocar os folículos. “Lave sempre o seu cabelo com bons produtos e não deixe que seu couro cabeludo fique empastado de cremes ou oleosidade”,

As lendas

Fases da lua que ajudam seu cabelo : “Esse é um mito cultural que já observei em outros países, mas de forma alguma as fases da lua interferem nos cabelos”, contou o Dr. Marcio.
Cortar de três em três meses: Em média o cabelo cresce de 1 a 1,5 centímetros por mês. Se você corta toda hora, ele nunca consegue chegar no tamanho que você quer

Ampolas de vitaminas: “Alguns produtos prometem estimular os fios, mas não adianta, o crescimento só é estimulado de dentro para fora”, disse o dermatologista.

Massagens no couro cabeludo: Elas são boas para relaxar, mas não ajudam no crescimento

Shampoo de jaborandi: Os fios podem ficar bonitos, mas o shampoo não faz o cabelo crescer

Esticar os cabelos / fazer tranças: Muito cuidado, puxar os fios pode fazer com que eles se quebrem!

A mão do cabeleireiro é boa: “Puxa, se isso fosse verdade eu queria o endereço de um! Ia adorar ter mais cabelos, eu sou careca!”, brincou o dermatologista
Anticoncepcional no shampoo: Segundo o médico, é um desperdício de comprimidos.

Pentear cem vezes: Forçar demais os fios, principalmente com escova, pode causas rachaduras nos fios. Quando você terminar de desembaraçar o cabelo, ou de fazer o penteado que quer, pare de passar a escova.

Shampoo de cavalo: Acredite se quiser, mas muitas meninas adotaram o shampoo de crina de cavalo para estimular o crescimento. “Penso que isso não faz sentido porque a crina do cavalo é naturalmente muito mais forte que os nossos fios. Acho arriscado usar esse tipo de produto porque as químicas usadas não fazem mal ao cavalo, mas talvez irritem o couro cabeludo e você pode perder mais fios de cabelo”, alertou o dermatologista.

Fonte:
www.igirl.com.br

Nenhum comentário: